Chegada em Lima. Iniciaremos com um passeio no Centro Histórico de Lima que nos levará a conhecer e admirar as relíquias arquitetônicas que formam parte dessa Lima antiga, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. O Convento Santo Domingo será nossa primeira parada. Construído durante a fundação de Lima, foi nesse recinto que se fundou a Universidade Maior de São Marcos, a mais antiga da América. No interior dele, os assentos mais antigos do país e a biblioteca com 25.000 livros, alguns impressos no século XV, de valor histórico impagável. Os restos de São Martín de Porres, São João Macías e Santa Rosa de Lima jazem em seu interior. Em seguida, cruzando a Praça Maior, o Palácio do Governo e Municipal, entraremos na Catedral, joia da história de Lima, com obras de arte que nos aproximarão da Lima colonial. Mais tarde, deixaremos o centro e nos dirigiremos ao Museu Larco, lugar onde teremos a clara visão das culturas que povoaram o país. Vamos nos surpreender com as peças de ouro, têxteis e cerâmicas eróticas, que são parte da coleção que nos introduzirá na cosmovisão do antigo Peru. O armazém desse museu estará aberto em nossa visita para apreciarmos as expressões de arte em suas cerâmicas. Retorno ao hotel. Hospedagem em Lima.
Café da manhã no hotel. Traslado para o aeroporto de Lima, para embarque em direção à Cusco (não incluído). Chegada à cidade de Cusco, assistência e traslado ao hotel. À tarde, passeio exclusivo na cidade com visita a Praça Maior de São Cristóvão para desfrutar de uma vista panorâmica. Visitaremos o Mercado de São Pedro, nos saciaremos com o sabor local e conheceremos mais de perto os produtos da região, que tem tudo e abastece a cidade inteira. Vamos ao Templo de Korikancha, que nos receberá com toda sua magnificência e luxuosidade entre paredes que já estiveram revestidas de ouro. Desde San Blas, o bairro dos artesãos, desceremos a pé pela rua Hatun Rumiyoc, encontrando em nosso caminho o palácio Inca Roca, hoje Palácio Arcebispal, e teremos tempo para admirar a mundialmente famosa Pedra dos Doze Ângulos. Seguiremos para a Praça de Armas para visitar a Catedral que abriga obras coloniais de incrível valor. Hospedagem em Cusco.
Após o café da manhã visitaremos Sacsayhuamán, uma cidade cheia de construções colossais. Continuaremos até o santuário incaico de Q’enqo, com um altar de sacrifícios incrustado na parte interna de sua formação rochosa. Finalmente chegaremos à atalaia de Puca Pucará e a Tambomachay, monumento de notável excelência arquitetônica, considerado um dos pilares da cosmovisão andina. Dirigirmo-nos ao povoado de Huilloc, no Vale Sagrado dos Incas. Os moradores são herdeiros de tradições incas ancestrais. Nessa tarde, teremos contato próximo com eles e escolheremos uma das atividades que oferecem ao visitante: “Kusi Runa”, é uma experiência em que você poderá viver um dia na comunidade de Huilloc participando de trabalhos agrícolas na “chacra” (campo de cultivo). Portanto você experimentará seu modo de vida e as ações diárias da runa (camponesa andina). Usando um típico poncho Huilloc e ferramentas tradicionais durante o trabalho. Os homens farão o trabalho agrícola e as mulheres cozinharão. Termine a experiência com a participação nos rituais de celebração, através da música e danças. “Willqa Uma”, que nos tempos incas era o nome dado ao sumo sacerdote; ele pronunciava os oráculos e era o elo entre o sagrado e o profano. Nesta atividade, assumiremos o papel da “Willaq Uma” participando de práticas e rituais ancestrais que nos aproximarão ao mundo andino a partir de seu aspecto espiritual e sagrado. Esta atividade é um ritual sagrado que busca a harmonia entre o espírito do homem, a natureza e a energia das divindades andinas. Como participantes teremos a oportunidade de expressar nossos desejos e entrar na harmonia do cosmos. “Chasqui”, esta experiência com a comunidade de Huilloc se inicia elegendo a um visitante que será o “Chaskiq” (mensageiro) junto com ele o grupo será transportado ao passado e assim nos aventurar a entregar o “Khipu” no sítio arqueológico. No caminho, visitaremos a caverna de Sutuq Mach'ay. Desfrutaremos da paisagem repleta de terras agrícolas e aprenderemos sobre as propriedades de muitas das plantas nativas e curativas. O som do pututu, um instrumento feito com um caracol marinho (Strombus galeatus), anunciará a chegada ao lugar arqueológico de Aya Urqu. Nos aguarda o sábio local, quem evocará a dança do condor, que será executada por duas autoridades que nos envolverão espiritualidade inca. “Allin Pachacuy”, é um programa em que oferecemos a participação no processo de confecção de peças de vestuário características da população Huilloc, utilizando as técnicas tradicionais, desde tingimento com corantes naturais até a tecelagem com utensílios de osso e madeira. Durante o processo, você ouvirá os segredos para obter a melhor aparência da peça, com sua tradição têxtil de centenas de anos e os significados dos desenhos e representações simbólicas de sua visão de mundo. Finalmente, você poderá adquirir uma bela peça e, contribuir para o fortalecimento desta atividade tradicional e a manutenção de sua iconografia. Hospedagem.
Café da manhã. Nesse dia visitaremos os sítios mais notáveis do Vale Sagrado dos Incas. Partiremos em direção ao Povoado de Chinchero, o mais típico e exótico do Vale Sagrado, famoso por suas mulheres tecelãs. Breve parada em um centro têxtil para apreciar as antigas técnicas incas para tingir e fiar com lã de alpaca. Visitaremos a praça inca com sua bela igreja colonial. Continuaremos para Moray, belo sítio arqueológico inca composto por terraços agrícolas concêntricos, que serviram como laboratório para recriar microclimas. Almoço. Continuaremos para visitar o último povoado vivo dos incas, Ollantaytambo. Visitaremos o Templo das dez janelas, os banheiros de ñusta e o Templo do Sol. Os cartões postais das alturas de Ollantaytambo finalizam esse mágico dia no Vale Sagrado dos Incas. Hospedagem em Vale Sagrado.
Café da manhã. Hoje finalmente iremos conhecer uma das 7 Maravilhas do Mundo. Embarque na estação de Ollantaytambo. Saída em trem selecionado. Chegada à estação de Machu Picchu. Assistência de nossa equipe para embarcar no ônibus, que subirá por um caminho sinuoso, com espetacular vista do rio Urubamba e que forma um profundo cânion. A Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu, nos receberá com seus incríveis terraços, escadarias, recintos cerimoniais e áreas urbanas. A energia emana de todo lugar. Almoço. Na hora coordenada, retorno em trem e traslado ao hotel em Cusco. Hospedagem em Cusco.
Café da manhã. Traslado ao aeroporto de Cusco. Fim de nossos serviços.